Cotovelo

Epicondilites

São microlesões do tendão que levam a tendinose (degeneração). Podem ser agudas ou crônicas (depende do tempo de aparecimento), envolvendo os tendões do antebraço que se ligam no cotovelo. Trabalhadores braçais, ou que envolvam movimentos repetitivos do antebraço e cotovelo, assim como esportistas são os mais afetados. Diagnóstico no início dos sintomas e prevenção são a chave para o tratamento.

Perguntas Frequentes

Tenho dor no cotovelo, pode ser do meu trabalho?
Depende. Cada caso é avaliado e tratado de maneira particular. O tratamento depende da idade, tipo de lesão, tempo de lesão, grau de atividade do paciente, doenças associadas, esporte que pratica, dentre outros. Portanto, nem toda lesão de tendão necessita de tratamento cirúrgico.
Se eu tenho tendinite no cotovelo, posso praticar esporte?
A avaliação médica é fundamental para correlacionar as queixas do paciente com os resultados dos exames. Ressonância Magnética é o exame de escolha para avaliação detalhada da lesão e planejamento cirúrgico (quando necessário)
Preciso me afastar do trabalho para me tratar?
Acidentes com trauma direto ou indireto no ombro, esforço físico demasiado e por tempo prolongado com o braço (trabalhadores braçais e/ou que desenvolvam movimento repetitivo com o braço), idade avançada (lesões degenerativas), dentre outras.

Lesão do bíceps distal

Quando ocorre ruptura do tendão do bíceps, que promove flexão do cotovelo e supinação do antebraço. Normalmente se dá com trauma ou esforço físico abrupto com o cotovelo em 90° de flexão. Dor abrupta, inchaço, hematoma e dificuldade de movimentar o cotovelo são os principais sintomas Tratamento quase sempre envolve cirurgia para reinserir o tendão no osso.
WhatsApp
Olá, como posso ajudá-lo?